A pedagogia moderna redescobre a infância a partir da obra Emílio de Rousseau (1762), quando avançamos nas questões psíquicas e pedagógicas da criança. Constatou-se que o que se apresentava na idade adulta, era construído na infância.

Por outro lado, as necessidades familiares especificamente das mães, que ingressaram no mercado de trabalho estimulam a busca dos serviços prestados pelas Escolas de Educação Infantil.

Na Escola Premier a Educação Infantil atende as necessidades fisiológicas e psicológicas da criança, permitindo a elas, uma aprendizagem significativa, que estimule suas capacidades e habilidades.

Proporcionamos um ambiente estimulador que favorece os desenvolvimentos físicos, afetivos, cognitivos, éticos, estéticos e sociais.

Partimos da base de experiências que a criança traz para a escola e proporcionamos atividades que vão estimular seu desenvolvimento pleno.

É importante lembrar que a aprendizagem é um processo contínuo, gradativo e dinâmico.

Na perspectiva atual ocorre a eliminação da distinção entre os termos cuidado e educação, uma vez que mesmo considerando-se as diferenças predominantes em cada faixa etária, o trabalho deve ser pautado numa unidade teórica respeitando as características de cada fase do desenvolvimento humano.

As atividades pedagógicas planejadas e aplicadas são alvos de estudos constantes, pois tradicionalmente a brincadeira tem sido vista como “atividade natural” da criança, devido seu caráter lúdico. No entanto, a criança não é um ser puramente lúdico, que vive no mundo da fantasia, desvinculado da realidade social que o determina. Sabemos que ela utiliza determinado tempo do seu cotidiano para realizar atividades conhecidas como brincadeira ou jogo, que devem ser entendidos como estratégias cognitivas no processo de humanização da criança.

Não são, portanto, simplesmente atividades lúdicas: são funcionais, pois estão articuladas às necessidades de conhecimento do real pela criança, tanto no processo de aquisição de conhecimentos (formação de caráter, desenvolvimento da afetividade, etc.) que precede a escolarização, como pela ação pedagógica formal.

 

Lista de materiais 1º ano

Lista de materiais 2º ano

Lista de materiais 3º ano

Lista de materiais 4º e 5º ano