• A pedagogia moderna redescobre a infância a partir da obra Emílio de Rousseau (1762), quando avançamos nas questões psíquicas e pedagógicas da criança. Constatou-se que o que se apresentava na idade adulta, era construído na infância.
  • Por outro lado, as necessidades familiares especificamente das mães, que ingressaram no mercado de trabalho estimulam a busca dos serviços prestados pelas Escolas de Educação Infantil.
  • Na Escola Premier a Educação Infantil atende as necessidades fisiológicas e psicológicas da criança, permitindo a elas, uma aprendizagem significativa, que estimule suas capacidades e habilidades.
  • Proporcionamos um ambiente estimulador que favorece os desenvolvimentos físicos, afetivos, cognitivos, éticos, estéticos e sociais.
  • Partimos da base de experiências que a criança traz para a escola e proporcionamos atividades que vão estimular seu desenvolvimento pleno.
  • É importante lembrar que a aprendizagem é um processo contínuo, gradativo e dinâmico.
  • Na perspectiva atual ocorre a eliminação da distinção entre os termos cuidado e educação, uma vez que mesmo considerando-se as diferenças predominantes em cada faixa etária, o trabalho deve ser pautado numa unidade teórica respeitando as características de cada fase do desenvolvimento humano.
  • As atividades pedagógicas planejadas e aplicadas são alvos de estudos constantes, pois tradicionalmente a brincadeira tem sido vista como “atividade natural” da criança, devido seu caráter lúdico. No entanto, a criança não é um ser puramente lúdico, que vive no mundo da fantasia, desvinculado da realidade social que o determina. Sabemos que ela utiliza determinado tempo do seu cotidiano para realizar atividades conhecidas como brincadeira ou jogo, que devem ser entendidos como estratégias cognitivas no processo de humanização da criança.
  • Não são, portanto, simplesmente atividades lúdicas: são funcionais, pois estão articuladas às necessidades de conhecimento do real pela criança, tanto no processo de aquisição de conhecimentos (formação de caráter, desenvolvimento da afetividade, etc.) que precede a escolarização, como pela ação pedagógica formal.

 

 

Lista de materiais nível I

Lista de materiais Nível II,III, IV e V